sábado, 10 de julho de 2010

"Cores de Almodóvar" - em 15 versículos


-->

“Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome. Cores de Almodóvar, cores de Frida Kalo, cores”.
(Adriana Calcanhoto)

 Peruas, Latin Lovers, Freiras, Travestis, Estupradores, Serial Killers, Gays, Padres, Cantoras, Transformistas, Toureiros, Lésbicas, Atrizes, Loucos...



Pornográfico?

(1) – Ator / Produtor / Diretor - Quem nunca viajou no mundo de Pedro Almodóvar? Impossível ficar incólume durante e após assistir uma de suas obras. Suas cores quentes, fortes e berrantes, suas personagens excêntricas, suas tramas bizarras, suas relações idílicas, uma galeria que transcende.

Polêmico?

(2) – Tudo Sobre Meu Sucesso - Começou sua carreira fazendo shows, travestido em uma banda de rock, filmou vários trashs como, “Labirinto de Paixões” entre outros. Com o decorrer de sua filmografia foi indicado a vários prêmios. De Palma de Ouro em Cannes até o Oscar, foi premiado em vários países.Oscar de Melhor Roteiro Original, por "Fale com Ela" (2002). Recebeu 2 indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, por " Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988) e "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999). Venceu em 1999.

Profano?

(3) - A Freira, a Atriz lésbica e Travestis - Após ver a consagração do diretor em “Tudo Sobre Minha Mãe”, atores hollywoodianos se ofereceram para atuar em seus filmes como foi o caso de Sean Connery. Críticos disseram que Antonio Banderas foi o único ator que desaprendeu a atuar depois que foi para Hollywood. Banderas era um bom ator espanhol que se tornou conhecido pelos filmes de Almodóvar, diretor que se recusa a fazer filmes nos Estados Unidos. Afinal o seu universo é a Espanha.

Pervertido?

(4) - Mulheres em Coma e Homens Delicados – Homens não tão brutos, nem tão másculos como os Galãs de seus filmes, é o que se vê em "Fale com Ela", onde seus homens são frágeis, sensíveis e de sexualidade duvidosa já que demonstram um grande lado feminino. Apesar de serem apaixonados por mulheres. Cuidam delas – em coma – como bonecas e aprendem a lição de que elas precisam de atenção, é importante que se fale com elas.

Perspicaz?

(5) - A Serial Killer e o Juiz / a Maquiadora e o Estuprador / o Seqüestrador Louco e a Atriz Pornô – “O Matador”, “Ata-me”, “Kika”, “Carne Trêmula”, as cenas mais tórridas de amor, paixão estão nesses filmes onde casais estranhos em situações esdrúxulas descobrem o prazer e incendeiam a telona em corpos suados e curvas sinuosas.

Pioneiro?

(6) – Gays e Transexuais - Apesar de o lado feminino do diretor, independente de sua sexualidade, estar sempre à flor da pele em seus filmes, não se pode deixar de lado a grande influência gay em seus filmes e suas personagens. Em “A Lei do Desejo”, Antonio Banderas é visto em cenas picantes em uma história de amor com outro homem. Um diretor de teatro gay que se envolve com um assassino enquanto cria uma peça para ser estrelada por Tina, sua irmã transexual – interpretada por Carmem Maura - que mudou de sexo para manter um caso incestuoso com o pai.

Pretensioso?

(7) - “Tudo Sobre Minha Mãe”, mostra a busca de uma mãe pelo pai de seu filho, que se tornou um travesti, em sua odisséia fica amiga de uma atriz lésbica interpretada por Marisa Paredes e de uma freira soropositiva - Penélope Cruz.

Prosaico?

(8) - “Má Educação” mostra a sexualidade desde a infância numa paixão de dois meninos em um colégio de padres, em meta linguagem, o filme se divide em história real, filmada e mentida, onde um dos personagens passa a fazer shows como transformista na pele de Gael Garcia Bernal que arranca suspiros do público.

Pederasta?

(9) - Em “De Salto Alto” a personagem de Victoria Abril se envolve com um transformista que é a imagem e semelhança de sua própria mãe – cantora / atriz - que tanto odeia, após se casar e se separar de seu ex-padrasto.

Patriota?

(10) -A Boa Educação e seus Bons Hábitos - Almodóvar nunca criticou tanto a igreja católica como em “Maus Hábitos”, onde freiras que moram em um convento convivem com os mais bizarros hábitos de vida e são chamadas pelos nomes mais escrotos que Irmãs poderiam ter como - Irmã Esterco e Irmã Rata de Esgoto.

Pessimista?

(11) - “Má Educação” conta as experiências da infância do diretor em um colégio católico onde faz critica a hipocrisia da Igreja e a pedofilia, onde o protagonista quando criança é aliciada por um padre que divide sua vida em duas partes.

Pintor?

(12) – Mulheres Desesperadas - “A Flor do Meu Segredo”, “Fale com Ela”, “Volver”. Nesse filmes, Almodóvar não perde seu humor nunca, mas destaca o lado sóbrio de mulheres infelizes e em desespero.

Ponderado?

(13) – Cante com Eles – Almodóvar demonstrou sua paixão pela música brasileira em “A Flor do Meu Segredo”, onde Caetano Veloso canta “ La Luna Negra”, mas confirmou sua paixão mesmo em dose dupla, colocando Caetano em cena cantando “Cucurrucucú Paloma”, e a voz de Elis Regina cantando “Por Toda a Minha Vida” enquanto uma toureira enfrenta seu touro na arena em "Fale com Ela".

Positivista?

(14) – O Desejo - Com o sucesso financeiro de “O Matador” de 1986, Pedro Almodóvar e seu irmão Augustín conseguiram fundar a produtora El Deseo, cuja primeira produção foi “A Lei do Desejo” em 1987. Sua boa fama e versatilidade fizeram com que ganhasse muitos admiradores no mundo todo e participasse também do filme “Na Cama com Madonna” e já explorou os caminhos da literatura com o hilário “Fogo nas Entranhas”. Em sua filmografia tem quase 30 filmes.

Pertubador?

(15) – Pode ser a gota... A cena mais original e ousada entre tantas de sua filmografia – Poderia ser a sórdida / poética situação em que Andréa Cara Cortada – Victoria Abril – apresentadora de um programa de desgraças sensacionalistas para na calçada em frente ao prédio onde está o estuprador – sua notícia - , ele do topo ejacula e em câmera lenta, uma gota branca cai em sua bochecha.

Pedro!

“Pela tela, pela janela. Quem é ela, quem é ela? Eu vejo tudo enquadrado. Remoto controle”.
(Adriana Calcanhoto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário