segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"Barba Branca, Saco Vermelho e Veadinhos Alados"




(Texto postado pela primeira vez no "Natal de 2006" em site parceiro do Cosmo OnLine)

(É Natal, hora de pendurar as bolas na árvore e descansar. O Natal e a arte de esperar presentes que não chegam... até o presente momento

Pelas barbas do profeta! - Ele tem barba branca, aparece uma vez por ano e promete, promete e promete. Não! Não falo do Lula, falo do Papai Noel, uma incrível mentira, tem a maior cara de avô, mas é chamado de Papai, e nós somos os bilhões de bastardos espalhados pelo mundo. Não é a toa que ele anda com o saco cheio nas costas, tão cheio, grande e vermelho.

Oras bolas! - Estamos cansados de promessas vãs, estamos com os colhões em Marte, ou seria no Pólo Norte, para refrescá-los. Foi inevitável e o povo escolheu. Como dizem - a voz do povo é a voz de Deus. Pasmem com tamanha blasfêmia! - estão chamando Deus, de burro?

De saco na lua! - Não quero falar em política, afinal a última eleição foi pura falta de opção, não queria dar meu voto para ninguém, me considerando de esquerda. Como votar numa esquerda direitista totalmente desgovernada? Fazendo com que a direita possa meter o pau na esquerda e sair ganhando, não ganhou e não torci para ninguém no segundo turno, não tinha esquerda nem direita, tinha o insípido supostamente novo e o amargo já sentido e conhecido.

O país dos vices e das vicissitudes - É o país sem sorte para presidentes. Enquanto não temos terremotos e furacões com nomes femininos, temos corruptos de destaque com nomes masculinos e devastando o país, arrasando povos, planos e economias e esperanças. É o furacão Sarney, Collor, Itamar, Fernandinho, Lula, entre tantos outros.

“Tudo o que você queria saber sobre o natal, mas tinha vergonha de perguntar ou preguiça de entrar em um site de busca”.

Gingle Bell - As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Nazaré e entregarem os presentes ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam desmontar as árvores e outras decorações natalinas em até 12 dias após o Natal.

Todos os caminhos levam à Roma - O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV, que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração. O Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.



Corra Lutero, Corra ! - Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

A última que morre - Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América do Norte durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal representam um símbolo de alegria, paz e esperança. Até a nossa não morre. Entra governo, sai governo, estamos sempre como criancinhas na janela esperando o Papai Noel aparecer voando no céu, vamos dormir sem vê-lo, acordamos com os presentes, mas assim mesmo, acreditamos que ele existe.

Vaquinha de presépio - O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais “do menino”. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. O termo vaquinha de presépio surgiu, acredito que das vaquinhas dos presépios antigos, elas tinham mobilidade, estavam sempre dizendo sim para tudo, mais ou menos como nós brasileiros para nossos governantes e suas decisões absurdas ou a total ausência delas dentro de falsas promessas.

O bom velhinho - Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Ele é um, velhinho? Ou uma pet de Coca-Cola? - Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca - as cores do refrigerante - e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Que decepção! Sorria, você está sendo manipulado!

Corra Lula, Corra! – parodiando o filme Corra Lola, Corra! Sucesso do cinema alemão e muito cultuado. Direção de Tom Tykwer e estrelado por Franka Potente. Onde “Lola” corre a cidade inteira para evitar que seu namorado que tem uma grande dívida e que pode levá-los a morte. Nessa corrida, Lola tem 3 chances de impedir, passando pelas mesmas pessoas e com conseqüências diferentes. Cada chance tem 20 minutos. Em Corra Lula, Corra! Um presidente corre seu mandato inteiro tentando impedir que seu governo faça uma grande besteira, está na segunda chance e pretende usar uma terceira, cada chance tem 4 anos. Totalizando 12 anos ao todo.

Liquidificando – Independente de religião, fé ou crença, não saímos impunes do clima do Natal, festinhas, amigo oculto - bem oculto - ceias, cidade decorada com gosto duvidoso, mais iluminada do que nunca. Tomara que tanta luz, tanta energia gasta, sirva para iluminar alguém, alguma mente, alguma coisa de bom. Que independente de a data ser verdadeira ou não e do que se acredita nela, que as pessoas se importem mais do que ser...

Homem ou mulher, homossexual ou heterossexual,

jovem ou idoso,rico ou pobre - se preocupe mais em apenas ser mai... ser humano.

O gosto do peru- Mesmo sendo - o Natal, algo simbólico, assim como o reveillon, um folclore criado por alguém, por algum tipo de cultura, num horário de verão também criado, num calendário católico, também criado e que diz que estamos indo para o ano de 2007, o importante é o que a grande maioria vai pensar quase que ao mesmo tempo, em quase as mesmas coisas, coisas boas. Antes de buscarmos a paz fora do corpo, fora do país ou fora do mundo, precisamos encontrar a nossa paz dentro de nós mesmos, a mais difícil - Que a felicidade alheia não incomode ninguém e só seja um motivo para somar e atrair a sua própria.

Desejo a todos nós que - quando 2007 começar, pensamentos, valores e conceitos sejam...

RE - avaliados, afinal somos seres em constante evolução, que a única coisa que reste dentro de nós - não seja somente o gosto do peru.

E as renas? - A pergunta que não quer calar, é - Por que as renas? E por que elas voam? R: Enfim voam, assim é o mito, a lenda, a magia, para que discutir o sexo dos anjos ou dos Teletubies.



Nenhum comentário:

Postar um comentário