sexta-feira, 2 de julho de 2010

"O Sexo dos Equilibristas"



(texto que publiquei pela primeira vez entre 2005/2006 na minha antiga coluna Liquidificultura em site parceiro do Cosmo Online - O fato inspirador foi a cantora Ana Carolina como capa da revista Veja declarando-se bissexual)

Joãozinho & Maria - Joãozinho que amava Mario, que ficava com Pedro, que conheceu Carlos no dark-room, que saia com Luis, que namorava Jorge, que transava com Antonio, que conheceu Mateus no cinema pornô, que estava de rolo com Leonardo, que amava Felipe, que andava com Marcos, que morava com Túlio, que chifrava com Silvio, que amava Fernando, que era amante de Paulo, que freqüentava a sauna semanalmente e que era casado com Maria

O Equilibrista - Os tambores rufaram, e a platéia tensa suava frio enquanto olhava para cima. No meio da corda, o equilibrista sob a lona vermelha – ... e todos pensavam, será que ele não vai cair? E se cair, para que lado será? Um ventinho traiçoeiro soprou pelo minúsculo furinho da lona desgastada pelo tempo, a sombrinha na mão do rapaz vacilou, seus pés hesitaram e em instantes o equilibrista desequilibrado despencava da corda rumo ao chão – ao fundo, um coro de decepção dizendo – Ohhhhhhhhh!

“O Grand Finale” - Não era trágico, nem ao menos infeliz, existia uma rede protetora que o acolheu como uma mãe bonachona.
No dia a dia, não funciona assim. Não tem rede protetora, às vezes somente alguns pequenos apoios, mas todos estão de olhos bem abertos, querendo saber - Para que lado você vai cair? E se vai se machucar?

Venha para o Mundo de Marlboro! - Dois mundos bem distintos, ambos com H. O Mundo de HT (heterosexual) ou o Mundo de HM (homosexual).
Desde que o mundo é mundo, sofre-se por isso. Para os mais sensíveis, morre-se por isso. Casa-se ou refugia-se no claustro da igreja. A tendência é a cada geração - porém com exceções – se sofrer menos por isso, uma geração mais prática. Aí estão os "emos" que não me deixam mentir.

Guerra dos Mundos - O mundo é BI (bisexual). Por isso ser BI é pop, ser BI é fashion, ser BI é mais que moderno, é contemporâneo. Para que escolher doce ou salgado? Verão ou inverno? Metal ou madeira? Eu quero é “Peru à Califórnia” num dia de meia estação, numa decoração onde metal e madeira, convivem em perfeita harmonia, com objetos de vidro e cerâmica e estão nas revistas de decoração faz tempo. Não tem mais essa de só isso, ou só aquilo.

Mamãe eu Quero! - Tudo, mamãe. Tudo. Que vidinha chata é essa de ficar no chão da sala com um brinquedinho só. Eu quero assistir o Sítio do Pica-Pau Amarelo, enquanto folheio o gibi da Mônica e ouço o CD da Xuxa, de vez em quando engatinho até meu laptop e detono no joguinho dos Power-Rangers - É a geração multimídia.
Será isso? Seria praticidade? Seria niilismo? Alguns acham que é promiscuidade. Ou será hipocrisia. - O que é pior? Chegar em casa e encontrar seu parceiro(a) com alguém do sexo oposto? Ou do mesmo sexo?

“Aquarius, aquarius” - No começo da década de 90, alguns aninhos atrás, um amigo que não tenho mais contato me disse sobre uma tal “Geração Dourada”, que chegaria pra ficar e confundir a cabeça dos mais caretas, onde só se identificaria o sexo das pessoas pela genitália. Esqueci do assunto com o passar do tempo e já faz um bom tempo que vejo que essa geração está aqui e veio para ficar. A psicologia diz que o sexo de alguém só se define na adolescência, mas não ouse dizer isso para um pai.

A amiga pergunta para a amiga grávida – Então amiga, vai ser menina ou menino?
A gestante feliz responde ao lado do marido que sorri tranqüilamente – Ah! Isso é uma coisa que vou deixar para que ele decida depois. Que caretice! Tem tempo para isso! Que pressa!
A amiga pasma para disfarçar – Mas então as roupinhas vão ser amarelinhas, é isso?
O pai inocente – Rosa e azul. Cor não tem sexo. Por acaso já viu um casaquinho azul com pinto? Ou uma camisetinha rosa com pererequinha?

O sertão vai virar mar, ou mar vai virar sertão? Depois de jogar todas essas possibilidades no ventilador, quero chegar no seguinte ponto - Existe uma onda - possível tsunami - de pessoas se assumindo bissexuais. Isso não é problema meu. De qualquer maneira as pessoas que assumem estar dos dois lados, colaboram para abrir um pouco mais as cabeças tão preconceituosas e provincianas. Acho que pessoas que tem uma vida sexual ativa, não se preocupam com que posição trepa o vizinho ou se a melhor amiga dá ou come o namorado(a). Infelizmente vivemos em um mundo machista, dentro de um país machista e numa cidade machista. Aqui a grande maioria tem um orgulho de machão ferido e se dedica a se preocupar - Como os homens se vestem? Como andam? Com quem? Onde freqüentam? Se fulano tem um jeito estranho ou não?

Tempos Modernos - Os homens já estão mais modernos, pelo menos visualmente, mais vaidosos, usam bolsa e até colar. Por dentro, deve haver uma melhora que se arrasta em passinhos de tartaruga. Infelizmente muitos que se dizem BI, nada mais são do que gays. Só que tem que ser muito macho para dizer isso para quem começa a questionar. Para quem está na mídia então, deve ser um grande desafio. Se assumir pode significar ser colocado no freezer e não ser mais chamado para nenhum trabalho, dependendo da área em que atua. Por isso que algumas declarações mais recentes, de famosos se assumindo “bi” vêm acontecendo, por que é mais aceitável. Ah! Carlitos, você nem poderia imaginar! Ou será que sim?

A Velha Tática - É a velha história de ligar para a velhinha e dizer que seu gato subiu no telhado, está andando no telhado, está na beira do telhado. – Escuta aqui o seu gato já foi enterrado faz tempo! – Segura a velhinha!

O que será que será... - Se existem mesmo tantos bissexuais como se diz, não se sabe. De repente estão no meio do caminho, na beira do telhado. É um caminho mais próximo da sinceridade, da felicidade. A promiscuidade acontece em todos os segmentos sexuais, a infelicidade e a felicidade também, assim como a traição. Precisamos caminhar para um mundo mais aberto e mais verdadeiro, o que não quer dizer mais fútil, mais vazio. O importante é descer do muro, descer para o lado certo e ser feliz nele, assim como na carreira profissional, nada é pior do que se fazer algo que não se gosta, ou ter vergonha do que se faz. Se todos que se dizem bi, realmente o são, é impossível de se afirmar. Se com o tempo vão se decidir por um lado só...só o tempo pode dizer. Não sei se saberei um dia se o mundo é dos HTs, dos HMs ou dos BIs. O mundo é de todo mundo.

Papai!Vejo uma luz no fim do túnel! Piscante e reluzente e ainda por cima é rosa!Papai sai da frente, ela está muito perto, ela vai te atropelar! Ahhhhhhhhhhhhhhh!!!


O mundo é de quem sabe vivê-lo, mais esperto é aquele que descobre antes, e melhor desempenho ele vai ter, se para satisfazer o seu lado do muro, não jogar o seu lixo no lado do outro.

Para que perder tempo discutindo o sexo dos anjos ou o sexo dos equilibristas.
Ops! Caiu mais um. De que lado? Não sei...



Nenhum comentário:

Postar um comentário