domingo, 25 de julho de 2010

"Luna"

-->


 Adormeça-te! 
Oh amada! 

Adormeça sob o céu azul marinho de veludo
Descansa-te sobre os sonhos de algodão
Enquanto a madrugada se esvai em orvalho
Teus cílios repousam a inocência do abandono 
da consciência diurna
Tão real e tão imaginária
Clamas pelo não acordar
Por um despertar que não chegue breve
Remete aos sonhos pictóricos, seus desejos mais incontidos do corpo teu
Mesmo inconsciente sente o sopro da brisa quente como se fosse hálito alheio
Brada silêncio inatingível postergado ao infinito 
que nunca chegará
Sob a inveja da lua, tamanha alvura se expõe
Fazendo assim com que a tal abandone a noite de vez
Sob os macios tecidos do sono se mantém assim distante do mundo
Em leito virginal, mal pode imaginar que a lua agora também adormece ao seu lado
Tece assim um novo sonho, um novo sono... lunar
A nova companheira cobiça acordar com um beijo teu.

Acorda-te! 
Oh amada!




segunda-feira, 19 de julho de 2010

“Sua Música”




Num amanhecer em clave de sol... 
Sigo atrás dos passos teus - música distante
Você para, cala,
Faz que vai falar e não diz
Então pouco a pouco
Persigo o voraz desejo sagaz de te ter
Você passa e ultrapassa em notas perdidas
Entre o dó e o fá
Num entardecer tardio...
Parte-se e se reparte em partituras
Abismo branco de fios elétricos
As aves então se debandam das linhas numa só revoada
Que trás tua canção nua
Que despe seus sons
Que despe meus sonhos
Que veste um adágio de mar revolto
Embarcação que segue de vez
Para seu labirinto de dúvidas sonoras
A ecoarem em sua audição
Uma orquestra de cordas
Para se enforcar no Teatro das Mentiras
Num anoitecer negro...
Poder fechar as cortinas
Aplausos, aplausos
É hora de comprar outro ingresso
Em outra bilheteria
Ouvir outra canção
Outro cão são
Tocar outro instrumento...


(Play again, Sam!)



sábado, 10 de julho de 2010

"Cores de Almodóvar" - em 15 versículos


-->

“Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome. Cores de Almodóvar, cores de Frida Kalo, cores”.
(Adriana Calcanhoto)

 Peruas, Latin Lovers, Freiras, Travestis, Estupradores, Serial Killers, Gays, Padres, Cantoras, Transformistas, Toureiros, Lésbicas, Atrizes, Loucos...



Pornográfico?

(1) – Ator / Produtor / Diretor - Quem nunca viajou no mundo de Pedro Almodóvar? Impossível ficar incólume durante e após assistir uma de suas obras. Suas cores quentes, fortes e berrantes, suas personagens excêntricas, suas tramas bizarras, suas relações idílicas, uma galeria que transcende.

Polêmico?

(2) – Tudo Sobre Meu Sucesso - Começou sua carreira fazendo shows, travestido em uma banda de rock, filmou vários trashs como, “Labirinto de Paixões” entre outros. Com o decorrer de sua filmografia foi indicado a vários prêmios. De Palma de Ouro em Cannes até o Oscar, foi premiado em vários países.Oscar de Melhor Roteiro Original, por "Fale com Ela" (2002). Recebeu 2 indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, por " Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988) e "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999). Venceu em 1999.

Profano?

(3) - A Freira, a Atriz lésbica e Travestis - Após ver a consagração do diretor em “Tudo Sobre Minha Mãe”, atores hollywoodianos se ofereceram para atuar em seus filmes como foi o caso de Sean Connery. Críticos disseram que Antonio Banderas foi o único ator que desaprendeu a atuar depois que foi para Hollywood. Banderas era um bom ator espanhol que se tornou conhecido pelos filmes de Almodóvar, diretor que se recusa a fazer filmes nos Estados Unidos. Afinal o seu universo é a Espanha.

Pervertido?

(4) - Mulheres em Coma e Homens Delicados – Homens não tão brutos, nem tão másculos como os Galãs de seus filmes, é o que se vê em "Fale com Ela", onde seus homens são frágeis, sensíveis e de sexualidade duvidosa já que demonstram um grande lado feminino. Apesar de serem apaixonados por mulheres. Cuidam delas – em coma – como bonecas e aprendem a lição de que elas precisam de atenção, é importante que se fale com elas.

Perspicaz?

(5) - A Serial Killer e o Juiz / a Maquiadora e o Estuprador / o Seqüestrador Louco e a Atriz Pornô – “O Matador”, “Ata-me”, “Kika”, “Carne Trêmula”, as cenas mais tórridas de amor, paixão estão nesses filmes onde casais estranhos em situações esdrúxulas descobrem o prazer e incendeiam a telona em corpos suados e curvas sinuosas.

Pioneiro?

(6) – Gays e Transexuais - Apesar de o lado feminino do diretor, independente de sua sexualidade, estar sempre à flor da pele em seus filmes, não se pode deixar de lado a grande influência gay em seus filmes e suas personagens. Em “A Lei do Desejo”, Antonio Banderas é visto em cenas picantes em uma história de amor com outro homem. Um diretor de teatro gay que se envolve com um assassino enquanto cria uma peça para ser estrelada por Tina, sua irmã transexual – interpretada por Carmem Maura - que mudou de sexo para manter um caso incestuoso com o pai.

Pretensioso?

(7) - “Tudo Sobre Minha Mãe”, mostra a busca de uma mãe pelo pai de seu filho, que se tornou um travesti, em sua odisséia fica amiga de uma atriz lésbica interpretada por Marisa Paredes e de uma freira soropositiva - Penélope Cruz.

Prosaico?

(8) - “Má Educação” mostra a sexualidade desde a infância numa paixão de dois meninos em um colégio de padres, em meta linguagem, o filme se divide em história real, filmada e mentida, onde um dos personagens passa a fazer shows como transformista na pele de Gael Garcia Bernal que arranca suspiros do público.

Pederasta?

(9) - Em “De Salto Alto” a personagem de Victoria Abril se envolve com um transformista que é a imagem e semelhança de sua própria mãe – cantora / atriz - que tanto odeia, após se casar e se separar de seu ex-padrasto.

Patriota?

(10) -A Boa Educação e seus Bons Hábitos - Almodóvar nunca criticou tanto a igreja católica como em “Maus Hábitos”, onde freiras que moram em um convento convivem com os mais bizarros hábitos de vida e são chamadas pelos nomes mais escrotos que Irmãs poderiam ter como - Irmã Esterco e Irmã Rata de Esgoto.

Pessimista?

(11) - “Má Educação” conta as experiências da infância do diretor em um colégio católico onde faz critica a hipocrisia da Igreja e a pedofilia, onde o protagonista quando criança é aliciada por um padre que divide sua vida em duas partes.

Pintor?

(12) – Mulheres Desesperadas - “A Flor do Meu Segredo”, “Fale com Ela”, “Volver”. Nesse filmes, Almodóvar não perde seu humor nunca, mas destaca o lado sóbrio de mulheres infelizes e em desespero.

Ponderado?

(13) – Cante com Eles – Almodóvar demonstrou sua paixão pela música brasileira em “A Flor do Meu Segredo”, onde Caetano Veloso canta “ La Luna Negra”, mas confirmou sua paixão mesmo em dose dupla, colocando Caetano em cena cantando “Cucurrucucú Paloma”, e a voz de Elis Regina cantando “Por Toda a Minha Vida” enquanto uma toureira enfrenta seu touro na arena em "Fale com Ela".

Positivista?

(14) – O Desejo - Com o sucesso financeiro de “O Matador” de 1986, Pedro Almodóvar e seu irmão Augustín conseguiram fundar a produtora El Deseo, cuja primeira produção foi “A Lei do Desejo” em 1987. Sua boa fama e versatilidade fizeram com que ganhasse muitos admiradores no mundo todo e participasse também do filme “Na Cama com Madonna” e já explorou os caminhos da literatura com o hilário “Fogo nas Entranhas”. Em sua filmografia tem quase 30 filmes.

Pertubador?

(15) – Pode ser a gota... A cena mais original e ousada entre tantas de sua filmografia – Poderia ser a sórdida / poética situação em que Andréa Cara Cortada – Victoria Abril – apresentadora de um programa de desgraças sensacionalistas para na calçada em frente ao prédio onde está o estuprador – sua notícia - , ele do topo ejacula e em câmera lenta, uma gota branca cai em sua bochecha.

Pedro!

“Pela tela, pela janela. Quem é ela, quem é ela? Eu vejo tudo enquadrado. Remoto controle”.
(Adriana Calcanhoto)


sexta-feira, 2 de julho de 2010

"O Sexo dos Equilibristas"



(texto que publiquei pela primeira vez entre 2005/2006 na minha antiga coluna Liquidificultura em site parceiro do Cosmo Online - O fato inspirador foi a cantora Ana Carolina como capa da revista Veja declarando-se bissexual)

Joãozinho & Maria - Joãozinho que amava Mario, que ficava com Pedro, que conheceu Carlos no dark-room, que saia com Luis, que namorava Jorge, que transava com Antonio, que conheceu Mateus no cinema pornô, que estava de rolo com Leonardo, que amava Felipe, que andava com Marcos, que morava com Túlio, que chifrava com Silvio, que amava Fernando, que era amante de Paulo, que freqüentava a sauna semanalmente e que era casado com Maria

O Equilibrista - Os tambores rufaram, e a platéia tensa suava frio enquanto olhava para cima. No meio da corda, o equilibrista sob a lona vermelha – ... e todos pensavam, será que ele não vai cair? E se cair, para que lado será? Um ventinho traiçoeiro soprou pelo minúsculo furinho da lona desgastada pelo tempo, a sombrinha na mão do rapaz vacilou, seus pés hesitaram e em instantes o equilibrista desequilibrado despencava da corda rumo ao chão – ao fundo, um coro de decepção dizendo – Ohhhhhhhhh!

“O Grand Finale” - Não era trágico, nem ao menos infeliz, existia uma rede protetora que o acolheu como uma mãe bonachona.
No dia a dia, não funciona assim. Não tem rede protetora, às vezes somente alguns pequenos apoios, mas todos estão de olhos bem abertos, querendo saber - Para que lado você vai cair? E se vai se machucar?

Venha para o Mundo de Marlboro! - Dois mundos bem distintos, ambos com H. O Mundo de HT (heterosexual) ou o Mundo de HM (homosexual).
Desde que o mundo é mundo, sofre-se por isso. Para os mais sensíveis, morre-se por isso. Casa-se ou refugia-se no claustro da igreja. A tendência é a cada geração - porém com exceções – se sofrer menos por isso, uma geração mais prática. Aí estão os "emos" que não me deixam mentir.

Guerra dos Mundos - O mundo é BI (bisexual). Por isso ser BI é pop, ser BI é fashion, ser BI é mais que moderno, é contemporâneo. Para que escolher doce ou salgado? Verão ou inverno? Metal ou madeira? Eu quero é “Peru à Califórnia” num dia de meia estação, numa decoração onde metal e madeira, convivem em perfeita harmonia, com objetos de vidro e cerâmica e estão nas revistas de decoração faz tempo. Não tem mais essa de só isso, ou só aquilo.

Mamãe eu Quero! - Tudo, mamãe. Tudo. Que vidinha chata é essa de ficar no chão da sala com um brinquedinho só. Eu quero assistir o Sítio do Pica-Pau Amarelo, enquanto folheio o gibi da Mônica e ouço o CD da Xuxa, de vez em quando engatinho até meu laptop e detono no joguinho dos Power-Rangers - É a geração multimídia.
Será isso? Seria praticidade? Seria niilismo? Alguns acham que é promiscuidade. Ou será hipocrisia. - O que é pior? Chegar em casa e encontrar seu parceiro(a) com alguém do sexo oposto? Ou do mesmo sexo?

“Aquarius, aquarius” - No começo da década de 90, alguns aninhos atrás, um amigo que não tenho mais contato me disse sobre uma tal “Geração Dourada”, que chegaria pra ficar e confundir a cabeça dos mais caretas, onde só se identificaria o sexo das pessoas pela genitália. Esqueci do assunto com o passar do tempo e já faz um bom tempo que vejo que essa geração está aqui e veio para ficar. A psicologia diz que o sexo de alguém só se define na adolescência, mas não ouse dizer isso para um pai.

A amiga pergunta para a amiga grávida – Então amiga, vai ser menina ou menino?
A gestante feliz responde ao lado do marido que sorri tranqüilamente – Ah! Isso é uma coisa que vou deixar para que ele decida depois. Que caretice! Tem tempo para isso! Que pressa!
A amiga pasma para disfarçar – Mas então as roupinhas vão ser amarelinhas, é isso?
O pai inocente – Rosa e azul. Cor não tem sexo. Por acaso já viu um casaquinho azul com pinto? Ou uma camisetinha rosa com pererequinha?

O sertão vai virar mar, ou mar vai virar sertão? Depois de jogar todas essas possibilidades no ventilador, quero chegar no seguinte ponto - Existe uma onda - possível tsunami - de pessoas se assumindo bissexuais. Isso não é problema meu. De qualquer maneira as pessoas que assumem estar dos dois lados, colaboram para abrir um pouco mais as cabeças tão preconceituosas e provincianas. Acho que pessoas que tem uma vida sexual ativa, não se preocupam com que posição trepa o vizinho ou se a melhor amiga dá ou come o namorado(a). Infelizmente vivemos em um mundo machista, dentro de um país machista e numa cidade machista. Aqui a grande maioria tem um orgulho de machão ferido e se dedica a se preocupar - Como os homens se vestem? Como andam? Com quem? Onde freqüentam? Se fulano tem um jeito estranho ou não?

Tempos Modernos - Os homens já estão mais modernos, pelo menos visualmente, mais vaidosos, usam bolsa e até colar. Por dentro, deve haver uma melhora que se arrasta em passinhos de tartaruga. Infelizmente muitos que se dizem BI, nada mais são do que gays. Só que tem que ser muito macho para dizer isso para quem começa a questionar. Para quem está na mídia então, deve ser um grande desafio. Se assumir pode significar ser colocado no freezer e não ser mais chamado para nenhum trabalho, dependendo da área em que atua. Por isso que algumas declarações mais recentes, de famosos se assumindo “bi” vêm acontecendo, por que é mais aceitável. Ah! Carlitos, você nem poderia imaginar! Ou será que sim?

A Velha Tática - É a velha história de ligar para a velhinha e dizer que seu gato subiu no telhado, está andando no telhado, está na beira do telhado. – Escuta aqui o seu gato já foi enterrado faz tempo! – Segura a velhinha!

O que será que será... - Se existem mesmo tantos bissexuais como se diz, não se sabe. De repente estão no meio do caminho, na beira do telhado. É um caminho mais próximo da sinceridade, da felicidade. A promiscuidade acontece em todos os segmentos sexuais, a infelicidade e a felicidade também, assim como a traição. Precisamos caminhar para um mundo mais aberto e mais verdadeiro, o que não quer dizer mais fútil, mais vazio. O importante é descer do muro, descer para o lado certo e ser feliz nele, assim como na carreira profissional, nada é pior do que se fazer algo que não se gosta, ou ter vergonha do que se faz. Se todos que se dizem bi, realmente o são, é impossível de se afirmar. Se com o tempo vão se decidir por um lado só...só o tempo pode dizer. Não sei se saberei um dia se o mundo é dos HTs, dos HMs ou dos BIs. O mundo é de todo mundo.

Papai!Vejo uma luz no fim do túnel! Piscante e reluzente e ainda por cima é rosa!Papai sai da frente, ela está muito perto, ela vai te atropelar! Ahhhhhhhhhhhhhhh!!!


O mundo é de quem sabe vivê-lo, mais esperto é aquele que descobre antes, e melhor desempenho ele vai ter, se para satisfazer o seu lado do muro, não jogar o seu lixo no lado do outro.

Para que perder tempo discutindo o sexo dos anjos ou o sexo dos equilibristas.
Ops! Caiu mais um. De que lado? Não sei...