quinta-feira, 20 de setembro de 2012

“O Eterno Duelo entre a Loira e a Morena ou entre o Bem e o Mal”





Marilyn Monroe e Jane Russel (Lorelei e Dorothy)


É das mais antigas guerras e nem sempre tão frias que quero falar. A batalha de gritos ou silêncios, farpas e às vezes sangue, a luta entre a mulher dos cabelos platinados, iluminados como raios de sol e a morena, com seus cabelos como a noite ou as asas da graúna. 



Karen Cartwright (Katharine McPhee) X Ivy Lynn (Megan Hilty)

 Podemos citar uma parceria sem guerra onde Marilyn Monroe divide a telona com Jane Russel. “Os Homens Preferem as Loiras” (1.953)” - Duas dançarinas, Lorelei e Dorothy, embarcam num cruzeiro rumo a Paris, a pedido do milionário noivo de Lorelei. O pai do noivo contrata um detetive (Elliott Reid) para segui-las e conseguir provas de infidelidade de sua futura nora, criando uma série de confusões em alto-mar num navio repleto de homens. Gerando assim a famosa cena "Diamonds Are A Girls Best Friend", copiada por Madonna e Kylie Minogue.



Ivy Lynn (Megan Hilty) X Karen Cartwright (Katharine McPhee)

Inicialmente, a Fox pretendia contratar Betty Grable para o papel de Lorelei. Entretanto, após o sucesso de “Torrente de Paixão”, de 1953, o estúdio decidiu chamar a novata Marilyn, por acreditar que ela daria ao filme um maior sex appeal. Além de seu salário ser bem menor que o de Grable. Marilyn ganhou cerca de 18 mil dólares. O salário de Jane Russell, a outra estrela da produção, girava em torno de cem mil dólares.




 Emily Thorne/Amanda Clarke (Emily VanCamp) X Victoria Grayson (Madeleine Stowe)

João Emanuel Carneiro, novelista - parece apreciar muito esta rivalidade – em “Da Cor do Pecado” (2.004) – Preta (Taís Araújo) lutava contra a vilã muito bem interpretada por Bárbara (Giovanna Antonelli) em versão blonder. Em “A Favorita” (2.008) uma guerra não muito clara de amor e ódio pela morena Donatella (Claudia Raia) e a malvada, talvez a vilã mais malvada da teledramaturgia, Flora Ferreira da Silva (Patrícia Pillar). A própria vinheta de abertura ao som do eletrotango do grupo Bajofondo, mostrava a loira e a morena numa animação dramática dividindo a tela ao meio entre a loira nas sombras e a morena na luz. Antecipando a revelação de quem era a vilã apresentada posteriormente. Agora em “Avenida Brasil”, a loirinha Carminha (Adriana Esteves) guerreia diariamente com a moreninha Rita/Nina (Débora Falabella).


Donatella (Claudia Raia) X Flora Ferreira da Silva (Patrícia Pillar).

No seriado “Revenge”, já citei aqui anteriormente, que tem várias semelhanças com “Avenida Brasil”, a batalha também acontece entre a loira Emily Thorne/Amanda Clarke (Emily VanCamp), e a morena Victoria Grayson (Madeleine Stowe). Falando em seriados, nenhuma disputa é mais acirrada que no seriado “Smash”, onde nos bastidores de um musical sobre Marilyn Monroe, a loira Ivy Lynn (Megan Hilty) e a morena Karen Cartwright (Katharine McPhee) disputam páreo a páreo que será a protagonista. A morena é boazinha demais e a loira sempre a passa pra trás. Enquanto não chega a segunda temporada, pode-se rever o reprise da primeira no Universal Channel.

Louco por loiras era Alfred Hitchcock que se apaixonou por Grace Kelly, Tippi Hedren e Ingrid Bergman. Para outras, ofereceu apenas desprezo como Doris Day, que magoada, quis se demitir e Anne Baxter que desconfiava não ser “bonita o bastante”. Joan Fontaine e Hedren sofriam insultos no set e Janet Leigh passou maus bocados para filmar a famosa cena do chuveiro em Psicose. Sem esquecer da bela Kim Novak, que também não foi uma relação pacífica no set de “Um Corpo Que Cai”.

Preta (Taís Araújo) X Bárbara (Giovanna Antonelli)


Dizem que quase todas as mulheres já foram ou querem ser loiras. Outros dizem que as mulheres não envelhecem e sim ficam loiras. E você prefere as loiras ou as morenas? Como se bastasse?! E a grande atração que há pelas ruivas, as mulatas, as negras e as orientais? Preferem as loiras, mas se casam com as morenas? Este assunto sempre dará muito pano pra manga ou muito cabelo pra tintura. O bem e o mal, a loira e a morena, a luz e as trevas. 


Tufão (Murilo Benício), Carminha (Adriana Esteves) X Rita/Nina (Débora Falabella).


Um comentário:

  1. Gostei do texto, meu primo!
    E claro... viva as morenas!!...rs
    Bjos.

    ResponderExcluir