domingo, 13 de junho de 2010

"Chapeuzinho Vermelho em Vários Tons" - fábula/trash/pop/fashion


(texto publicado pela primeira vez em 2006, na coluna "Liquidificultura" em site parceiro do Cosmo OnLine)

Chapéu – é um garoto conhecido pelo carinhoso apelido de “Chapéuzinho. O apelido se deve ao acessório usado na cabeça. Sim! Um chapéu branco, “Prada”, uma pechincha arrematada num brechó. É assim que Chapéu pode ganhar algum dinheiro, transportando drogas dentro dele, só assim pode sustentar sua mamãezinha. Inclusive, Chapéu é o que se pode chamar de temporão ou raspa de tacho, é o filho caçula de uma prole de quinze. 


Mamãezinha - não pode mais trabalhar, pois num passado longínquo em um nostálgico verão, numa noite de sexta-feira, de bode, havia enchido a cara de vinho “Chapinha” enquanto ouvia “Abba” e cantarolava o sucesso “Fernando”. Morava num edifício treme-treme em Copacabana e quando estava convencida de que era a “Mulher-Maravilha” se jogara do terceiro andar – achando que o avião invisível estacionara em frente sua janela - sobreviveu, mas ficou impossibilitada de trabalhar. Sendo assim, mãe e filho mudaram-se para um assentamento dos “Sem Terra” no meio de uma especulada floresta. Sendo assim todas as tardes Chapéu sai para trabalhar. Antes disso, Mamãezinha tenta acertar o filho com várias bengaladas, mas ele lépido e faceiro escapa de todas. Mamãezinha docemente diz: 


- Chapéu! Vá pela estrada, hein caralho! Não vai cortar caminho pela porra da floresta, que lá é foda! Lá tem aquele tal de Lobo e ele é muito filho da...


Enquanto isso... passa em vôo rasante, um helicóptero com policiais armados com metralhadoras e Chapéu finge que ouve o que sua mãe diz e concorda com a cabeça. 


Fernando – cafetão e ex-amante de Mamãezinha com quem teve um tórrido romance, um dos possíveis pais de Chapéu, traiu a mãe de Chapéu, reza a lenda que foi com um famoso travesti chamado Branca de Neve. 


Branca de Neve – Pelo amor de Deus! (Isso é uma outra história que tem a tal da madrasta invejosa!). 


O Inicio da Aventura - Chapéu sai alegre e saltitante pela estrada de terra, como se estivesse numa passarela, mas logo se sente cansadinho e resolve cortar caminho pela floresta. Na verdade está louco para encontrar o Lobo, que exala uma forte fragrância que atrai Chapéu, que logo percebe que se trata de “Avanço”. 


(Obs. 1 - Chapéu fica vermelho devido o filtro solar que é de má qualidade). 


Lobo - dizem que é alto, bronzeado, do tipo saradão, vive numa cabana loft/duplex com vista panorâmica em ótima localização, no meio da floresta. Isso depois de ter sido um famoso modelo que depois de decadente, viciado, e acusado ter estuprado a filha de um político corrupto envolvido na CPI das sanguessugas. Lobo fizera da floresta seu esconderijo. A última vez que recebeu uma boa grana foi posando para a capa de uma famosa revista gay, mas cheirou todo o cachê. 


Sanguessuga – 1. verme carnívoro ou sugador de sangue. 2. Beberrão. 3. Parasita. (Ingênua definição que consta nos dicionários, já que seres que se dizem humanos, inteligentes e racionais como o homem, desonram esses pobres bichinhos, ao serem denominados como eles). 


A Rota de Chapéu - levar a bolsa “Louis Vuitton” cheia de “doces” – puro disfarce – até a casa da Vovózinha – puro disfarce também. 


Vovózinha – está com seus setenta anos, fugiu para a floresta depois de ser descoberta pela polícia federal, tinha uma ONG em defesa de sua própria causa e ainda explorava a terceira idade num asilo que administrava. Sendo assim fez da floresta seu refúgio. Atende pelo carinhoso apelido de Vovózinha, o que já ficou mais do que óbvio. Reza a lenda que Vovózinha não é mulher e sim um travesti, até o momento nada foi comprovado. Mesmo assim, dorme de capacete, morre de medo de que um possível pseudo/netinho com bastão de beisebol apareça na calada da noite em seu quarto. 


Floresta – vegetação cerrada constituída de árvores de grande porte, cobrindo grande extensão de terreno; mata, selva – (Esta definição que consta no dicionário vivia muito bem até que um grupo de pessoas que se dizia “sem terra” armou um grande acampamento por ali). (Esta definição vivia mais ou menos bem se não fosse um condomínio fechado de alto nível recém construído bem próximo dali, “O Alphloresta”). (Se não bastasse, os moradores do condomínio, na maioria políticos, na maioria sanguessugas, queriam construir um resort acabando com mais uma parte da floresta, que é feita de árvores que são derrubadas para virarem papel, inclusive para se tornarem dicionários, que servem para explicar o significado de palavras como floresta e sanguessugas). 


Enquanto isso... na floresta... militantes do “Green Life” fazem passeata em frente ao condomínio. 


Enquanto isso na estrada... Chapéu, além de rechear bem o chapéu, havia recheado bem a bolsa, a encomenda era das grandes. Eis que enquanto caminha dublando “Sorry” de Madonna, que ouve em seu i-pod, comprado no mercado negro, avista o Lobo. Ele está com o corpo todo untado de óleo, cabelos esticados com chapinha, e veste uma minúscula sunga “Versace” que imita pele de tigre. Quando Lobo vê Chapéu, para de fazer flexões. 


(Obs. 2 - Chapeuzinho fica vermelho devido à tamanha timidez). 


Inicio da partida - 1º tempo - Lobo avança para Chapéu. Chapéu invade a grande área. Chapéu corre. Um sem-terra nota que Chapéu está em perigo e chama todos os demais pelo seu celular. Os sem-terra avançam. Guarda do condomínio se preocupa. Guarda aciona a polícia. Viaturas caem na estrada. Helicópteros se aproximam. Vovózinha fica inquieta na boca do gol. Emissora de TV fica sabendo. Manifestantes se preocupam, achando que é por causa deles. Corre Chapéu. Corre Lobo. Emissora de TV também sobrevoa a floresta. Corre os sem-terra. Corre Green Life. Corre polícia. Vovózinha entra no armário. Filha de político corrupto e que mora no condomínio “Alphloresta” reconhece Lobo pela TV. Policia troca tiros com sem-terra. Filha de político se excita. Green Life joga pedras na policia. Policia atira no Green Life. Green Life atira na policia e acerta os sem-terra. Sem-terra atira no Green Life. Sangue espirra para todos os lados. 


(Obs. 3 – Chapéu fica vermelho devido o sangue espirrado). 


Mamãezinha - reconhece na TV que Vovózinha é o travesti Branca de Neve, que seduziu Fernando num passado remoto. Mamãezinha segue pela floresta de andador a toda velocidade. Chapéu dribla a Polícia. Lobo joga polícia para escanteio. Filha de político corrupto corre do condomínio em direção ao Lobo. Chapéu corre para a casa da Vovózinha. Lobo segue Chapéu. Vovozinha recebe Chapéu. Lobo bate na porta da Vovozinha que diz: 


- Nossa!!! Porque tudo assim tão grande?


2º tempo - Lobo come Vovozinha. Mamãezinha chega e encontra Fernando no armário. Lobo come Mamãezinha. Lobo come Chapéu. Filha de político propõe acordo. Green Life aceita. Polícia aceita. Sem-terra aceita. O acordo é esquecer a idéia do resort e construir uma igreja. Todos amam a idéia muito mais lucrativa. Pizzas são encomendadas. Todos comem. Todos fazem guerrinha, espremendo sachês de catchup, um no outro. 


(Obs. 4 – Chapéu fica vermelho devido o catchup em demasia). 


Epílogo – Mamãezinha, Vovózinha e Fernando sentam no sofá e assistem à novela. Filha de político inconformada pega um jatinho e vai para Paris, enquanto ouve em seu i-pod, Maysa cantando “Ne Me Quitte Pas”. Todos festejam suas comissões referentes ao novo empreendimento que ocupará toda a floresta. 


Fim – Chega o PCC e acaba com a festa. Lobo e Chapéu fogem no helicóptero da polícia.  


Obs. 5 - Chapéu fica vermelho, devido à tamanha excitação.  


Enquanto isso... Sting e Bonno chegam atrasados de jatinho, mesmo assim cantam em dueto “Sunday, Blood Sunday”. PCC faz back-vocal. 


Moral da história - Somente o amor constrói.
 

Um comentário:

  1. Isso que eu chamo de " imaginação fértil ". O chapéu Prada foi o melhor. Beijos.

    ResponderExcluir