quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"Guia Super Prático do Amor" (O que é isso mesmo?)


 Um manual hiper-mega-plus-advanced-ultra-supra-moderno para quem é um ser comtemporaneo(a). Sigo assim – liquidificulturando - aquele sentimento que às vezes são uma pedra no sapato ou um reluzente diamante bruto em sua doce vida. Até me faz lembrar de mais uma canção da Rita...

Vírus do Amor – "Aqui estamos nós, turistas de guerra. Bizarros casais, restos mortais do Ibirapuera. O vírus do Amor, dentro da gente, beira o caos, 42 graus, de febre contente.  Prisioneiros de um arranha-céu, lá embaixo, o mundo cruel é tão chatinho. Você é toda a minha munição, não negue fogo pro meu coração, machucadinho... cambalache... de paixão". (Rita Lee / Roberto de Carvalho)

O que é o Amor? – Segundo o dicionário Aurélio, o Amor significa -  Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa. Como por exemplo o Amor ao próximo;  Amor ao patrimônio artístico de sua terra. Amor - do tipo que nossos políticos sentem muito por sua nação e os leva a candidatarem-se e a lutarem por nós – o povo. Por Amor, também ao nosso precioso tempo e a nossa dignidade às vezes não votamos e preferimos ficar em casa, anulando nossos votos por falta de opção e por Amor  a nossa consciência tranqüila.

Amor - xicano - Mas o Amor mais famoso e mais comentado é aquele da literatura, do cinema e das novelas. Aquele sentimento que faz com que alguém assista 600 capítulos para saber se Pedro Rodolfo ficará com Amélia Regina e logicamente, Ricardo Pablo – o vilão – terá o devido castigo que merece. Geralmente o carro cai de um desfiladeiro, o avião explode ou a polícia o mata. É desse Amor que fez com que há décadas atrás todos saíssem frustrados do cinema se perguntando: – Caralho! Assisti horas de filme e a Scarlet Ohara acabou sozinha embaixo da árvore dizendo...  - Amanhã será outro dia. (Óbvio que seria outro dia, se fosse o mesmo dia, não seria “E o Vento Levou..., seria outro filme, “O Feitiço do Tempo”, que nem sonhava em existir na época).

E o vento levou... - Ninguém sabe até hoje se Scarlet pegou um táxi-horse e foi encontrar Red Butler, e se ele a recebeu, cedeu e ... Red of Love – foram felizes para sempre! A escritora solteirona recusou milhões para escrever uma continuação. O que nos faz entender porque era uma solteirona, não é? Mas onde quero chegar é no seguinte ponto. O Amor, nosso personagem em foco, teria sido ele, inventado pelo cinema hollywoodyano? Sim! Essa obrigação de se sonhar e achar que existe um grande amor, coisa assim de filmes como “Uma Linda Mulher” ou de novelas como “Selva de Pedra”. Para sermos felizes é necessário que se encontre um grande Amor?

Vamos parar com essa zona pô! - Ou foi os religiosos que inventaram que existe o Amor? Para que o povo parasse com aquelas surubas na casa do Cara..., ops!, Casa do Calígula? Cidona e Gangorra, ops! Sodoma e Gomorra que o diga! E não olhe para trás que vira estátua de sal, a mulher de Lot sabe muito bem disso. Mas o Amor não pode ser um só, não é? Acho que - em dezembros – é uma boa época para se falar de Amor. Fechamos um ciclo mesmo que simbólico,  é bom se saber que há diversos tipos de Amor  e que por isso não amamos uma única vez. O meu amigo Aurélio cita o exemplo - Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção extrema: "Amor é um fogo que arde sem se ver” como dizia Luiz de Camões e Renato Russo aproveitou a grande sacada.

Amores variados – Se a vida fosse uma gôndola de supermercado, você encontraria Amor em vários setores, corredores, e nas mais diversas embalagens, por quilo ou a granel, embalado a vácuo ou self-service. Segue abaixo outras formas de amar que constam no Aurélião. Afinal quando achamos que sabemos muito, às vezes estamos bem por fora. Palavras muitas vezes simples e óbvias tem múltiplos significados que vale a pena se recordar: Já nascemos na maioria dos casos com esse sentimento despertado pelo Amor - Sentimento de afeto ditado por laços de família: amor filial. Logo crescemos e vemos que nosso corpo está mudando, eis que surge...

Amor  - Sentimento terno ou ardente de uma pessoa por outra, e que engloba também a atração física. Atração física e natural entre animais de sexos opostos. O Aurélio que me perdoe! Quem sou eu para corrigi-lo, mas é mais do que comprovado que existe atração física, não sei se com ou sem amor, entre animais do mesmo sexo, assim como entre animais homens, que homofobia do Lélinho!

Há também o Amor que não é cobrador, nem mesmo motorista, é passageiro e sem conseqüência; capricho. E pode acontecer na lotação, no ônibus, na rua, na fazenda ou numa casinha da COAB. E a fome entra pela porta e o Amor sai pela janela e da de cara com o amante entrando. É disso que falo, do Amor - Aventura amorosa; amores.

Existe o Amor – aquele da Adoração, veneração, culto: amor a Deus.  Alguns exageram, na minha opinião. Se Deus é perfeito, um ser perfeito não se acha o máximo e não deve ter vaidade, então concluo que não deve ser venerado e sim respeitado como qualquer ser, vivo ou morto, palpável ou etéreo.

Um Amor que é quase um mico leão dourado, é o da Afeição, amizade, carinho, simpatia, ternura. Mas eles existem, são poucos e preciosos. Basta saber que tudo o que se emana, se recebe, então é só mandar ver... O Amor pode ser tão infinito e transcendente quanto... - Inclinação ou apego profundo a algum valor ou a alguma coisa que proporcione prazer; entusiasmo, paixão. Amor à verdade;  amor à natureza;  Amor ao jogo. Aquele Amor de vovó e que não precisa só ser de vovó - Muito cuidado; zelo, carinho:

Objetos de amor - 1 - Amor à primeira vista.  Amor súbito, ao primeiro encontro. 2 - Amor carnal.  O que busca a satisfação sexual; Amor físico. 3 - Amor livre.  O que repudia a consagração religiosa ou legal, representada pelo casamento. 4 - Amor platônico.  Ligação amorosa sem aproximação sexual (sobre amor platônico, leia nessa coluna o texto “Batman e Platão no Darkroom”). 5 - Fazer Amor.  Ter relações sexuais; copular. 6 - Pelo Amor de Deus! Por caridade; por compaixão. 7 - Por Amor à arte. Desinteressadamente, gratuitamente. 8 - Por Amor de...  Por causa de... em atenção a... 9 - Um Amor. Pessoa ou coisa muito linda; um amoreco, um sonho, uma graça, um encanto, uma coisa, um doce, um doce-de-coco, um negócio, um troço, uma uva ( Cuidado! Geralmente quem diz isso é uma criatura falsa).

Amor...tadela! - Perdi a conta com mais de 40 vezes, a palavra Amor. Ops! Mais uma! Todos nós seríamos melhores seres humanos se vivenciássemos mais a verdadeira essência da palavra Amor, não precisaríamos de regras, leis, mandamentos, etc. Acredito que é o melhor verbo de se conjugar em suas mais variadas formas e sentidos. Para um pleno fim de ano e para o que vem por aí, nada mais urgente, nada mais básico para a sua cesta.
 Amor...

  as formas e sentidos. Para um pleno fim de ano e para o que vem, nada mais urgente, nada mais be Pedra. Para sermos felizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário